IMPRESSÃO 3D NA CONSTRUÇÃO:
PERSONALIZAÇÃO E EFICIÊNCIA EM PROJETOS HABITACIONAIS
A impressão 3D está se consolidando como uma solução inovadora para a construção de casas e condomínios. Essa tecnologia permite a criação de estruturas complexas com rapidez e precisão, utilizando materiais sustentáveis e reduzindo o desperdício. A personalização em massa torna-se viável, atendendo às demandas específicas dos clientes e promovendo a inovação no setor habitacional.
A impressão 3D na construção tem sido uma inovação no setor habitacional, já que é uma tecnologia que fabrica componentes e estruturas completas com agilidade, mais precisão e menos custo, permitindo a personalização e eficiência para cada projeto. Esta apresenta vantagens, como redução do tempo de construção, diminuição dos custos, minimização de resíduos, além de diversos design arquitetônicos.
Os projetos podem ser concluídos com menos tempo, já que a construção dos componentes de forma rápida e eficiente. A impressão 3D possibilita a diminuição dos custos tanto de materiais quanto de mão de obra. E a sustentabilidade a partir de materiais recicláveis e redução de desperdício de materiais, assim as construções são mais ecológicas.
O processo de impressão 3D envolve criar um modelo digital de estrutura, utilizando um software de design, modelagem digital, com isso construir a estrutura camada por camada, usando materiais como concreto, compostos especiais, ou plásticos. Por fim, após a impressão de camadas, a estrutura pode precisar de acabamentos adicionais, como revestimentos, ou isolamentos para a finalização. Para tanto, a impressão 3D pode ser aplicada na construção fabricando componentes de infraestrutura, como pontes, componentes personalizados, e para projetos de casas.
Algumas tecnologias de impressão 3D que são aplicadas à habitação são do sistema de extrusão de concreto, como cimento modificado com aditivos para rápida cura; armaduras integradas, cabos de aço ou fibras; grandes impressoras robóticas com alcance de vários metros.
Do sistema de alta precisão que permite paredes curvas orgânicas; incorpora instalações elétricas e hidráulicas durante a impressão e possibilita múltiplos materiais na mesma estrutura – impressão por contorno crafting. Outra é a impressão em módulos pré-fabricados na abordagem híbrida que os componentes são impressos em fábrica, a montagem ocorre no local da obra, e é ideal para projetos em escala.
A personalização em projetos habitacionais está acontecendo por meio de adaptação topográfica que as fundações conformadas ao terreno irregular, que são soluções sob medida para lotes difíceis, além de integrar com o paisagismo natural. Por meio da configuração funcional, os layouts adaptáveis a necessidades específicas, com o nicho para mobiliário impresso junto com a estrutura, e os espaços multifuncionais com geometria otimizada. Além de ser através de um design arquitetônico único, pois utilizam formas orgânicas impossíveis com moldagens tradicionais, elementos estruturais decorativos (colunas, arcos, relevos), e a variação de texturas nas superfícies.
Quanto a eficiência na construção habitacional que acontece pela economia de recursos com o uso preciso de materiais – sem cortes ou ajustes no local; com a logística simplificada – menos entregas ao canteiro; e a energia reduzida comparado a métodos convencionais. Além de ser um processo otimizado, pois reduz etapas, automatiza o processo construtivo e faz a programação contínua. Ademais acontece uma execução veloz, pois o tempo é menor, pode fazer as tarefas paralelamente, além da independência do clima, pois os ambientes de trabalho podem ser controlados.
Assim, o futuro da impressão 3D na habitação é promissor, já que são tendências que emergem no setor de um novo paradigma construtivo da habitação, pois redefine o processo de criação de casas, combinando a personalização e a eficiência nos projetos. É uma tecnologia que possibilita a criação de novas estéticas urbanas, a aceleração no déficit habitacional global, a redução do impacto ambiental do setor da construção, além de democratizar o design arquitetônico de qualidade.