Construção Modular e Offsite:

AGILIDADE E SUSTENTABILIDADE NA INFRAESTRUTURA

A construção modular entende-se por estruturas feitas por módulos pré-fabricados, são unidades completas ou componentes que são transportados e montados no local da obra, eles se encaixam e permitem uma montagem rápida e com maior controle de qualidade.
Os componentes têm a capacidade de diminuir o tempo de construção, já que são fabricados simultaneamente com a fundação, tendo rapidez na construção. Com a redução do tempo, diminui a perturbação no local, minimiza o impacto ambiental, como a poluição sonora na comunidade.
As peças que são pré-moldadas reduzem os custos com a diminuição do desperdício de materiais e processos que se tornam mais eficientes, logo com economias significativas como resultado. Quanto a fabricação ser feita de forma controlada, faz com que a produção tenha um maior controle de qualidade em comparação a construção tradicional. Inclui-se também na geração de menos resíduos e na utilização de materiais sustentáveis.
Os edifícios modulares também têm mais facilidade em ampliar e reconfigurar conforme a necessidade de expansão. E por acontecer em um ambiente controlado, reduz os riscos de acidentes. Os módulos permitem a personalização de acordo com o que o cliente quer, sendo um design que se adapta a necessidade. Dessa forma, a construção modular pode ser feita em projetos residenciais e comerciais.
Já a construção offsite é fabricar estruturas inteiras de uma edificação, fora do canteiro de obras, incluindo a montagem modular, a fabricação de componentes e de elementos de construção em locais controlados. Logo, é um processo de fabricação de elementos de alguma estrutura, como tetos, módulos, paredes, em um local específico para tal processo, sendo levada a construção para montagem.
Este também reduz o tempo de construção por meio da sincronia dos processos acontecerem ao mesmo tempo, a fabricação dos componentes junto a preparação do local de construir. A produção sendo controlada e em um ambiente controlado faz com que seja mais bem gerido os materiais, reduzindo o desperdício e fazendo o controle de qualidade com mais rigor, e padrões mais elevados.

Com isso, pode-se usar materiais sustentáveis, sendo feito com práticas de construção mais ecológicas, e projetos que podem ser expandidos ou adaptados conforme as demandas apresentadas pelo cliente, ou pelo projeto.
A construção modular e offsite têm uma abordagem moderna e que pode transformar a forma como os projetos de construção são feitos, com mais agilidade, eficiência e sustentabilidade para o setor. Estes são semelhantes e a diferença entre as construções é que a construção modular é um método de construção composta por módulos pré-fabricados que se encaixam possibilitando a criação de pequenas estruturas, como banheiros, até estruturas enormes, como prédios. Já a construção offsite é a fabricação de estruturas fora do canteiro de obra, que muitas vezes é feita em fábricas de grande porte.
Quer dizer que a construção modular e a offsite querem dizer que são termos usados para dizer sobre construção modular, em que um se refere ao tipo de construção e o outro ao local onde a construção é feita.

A adoção de a construção modular e offsite mostra a exigência em mudar o paradigma na gestão de projetos, oferecendo benefícios significativos em termos de agilidade e sustentabilidade, sendo uma forte tendência para o futuro da construção civil. Estes novos métodos construtivos oferecem redução no tempo de construção do projeto, com uma qualidade controlada, processos padronizados, economia de materiais, controle de resíduos, menor impacto no local, sustentabilidade, menor prazo de entrega etc.
De forma que são inúmeros benefícios, e que facilitam muito os processos dentro da construção civil, assim a tendência da construção modular e offsite estão em alta. Elas permitem a edificação de estruturas para diversas finalidades. Na construção modular podem ser feitas casas, escolas, hotéis, hospitais, prédios. E na construção offsite pode ser feita para refeitórios, depósitos, escritórios, dormitórios. Elas são econômicas, eficientes, ágeis, sustentáveis, os usos dessas construções possibilitam que as construções tenham diferenciais que na construção tradicional não pode oferecer.