ELETRICIDADE:

CAMINHO PARA ENERGIAS SUSTENTÁVEIS

Voltamos na história de uma das maiores descobertas e inovações do mundo, a eletricidade que foi explorada por diversas civilizações ao longo da história. Como fenômeno natural, a eletricidade existe desde o surgimento do universo, entretanto a compreensão e seu uso como força controlável aconteceram por meio de observações e experimentos com o passar dos anos.
Na antiguidade, Tales de Mileto fez os primeiros registros desse fenômeno que foi avançando com outros cientistas. De forma que as práticas da eletricidade transformaram toda a sociedade de diversas maneiras, impulsionando a Revolução Industrial, permitindo o desenvolvimento de tecnologias, mudando a forma de viver e de trabalhar. Sendo que a pesquisa e o desenvolvimento da eletricidade continuam a evoluir, atualmente, com foco em eficiência energética e soluções sustentáveis.
A eletricidade é um tipo de energia que pode ser medida e armazenada, e que é a principal fonte de energia do mundo, sendo que as fontes de energia podem ser renováveis, ou não renováveis que podem ser solar, eólica, biomassa, oceânica etc.
A sustentabilidade se faz necessária para as gerações futuras, diminuindo o impacto ambiental, a extração de matéria-prima, o consumo consciente etc. Pensarmos no mundo a partir do crescimento populacional e do avanço tecnológico, procura-se novas maneiras de fornecer energia sem comprometer o futuro do Planeta. Assim, a fontes de energia sustentável estão conquistando mercado que antes eram de fontes convencionais que não consideravam os impactos ambientais.
A energia sustentável, energia limpa ou energia verde, é adquirida pelas fontes inesgotáveis e renováveis, estas não terminam ou são reabastecidas em um curto período como o sol, o vento que podem ser utilizados para criar fontes de energia sustentável. Para tanto, as energias sustentáveis por terem recursos naturais que são reabastecidos constantemente como o sol, o vento, as marés etc, favorecem a longo prazo para diminuir a emissão dos gases que contribuem para o efeito estufa, consequentemente interferindo no aquecimento global, desacelerando as mudanças climáticas.
Nos tempos atuais, a energia sustentável é obtida a partir de fontes renováveis que não se esgotam e não causam danos significativos ao meio ambiente, ajudando na redução das emissões de gases do efeito estufa, além da diminuição da exploração de recursos escassos como o petróleo. Entende-se que a utilização de energias sustentáveis combinadas entre si, diversificadas possibilitam o aproveitamento, por exemplo, utilizando a energia solar e eólica como formas de minimizar ou extinguir os problemas dos períodos de secas do Brasil.
No Brasil, a transição energética é impulsionada devido às políticas públicas e aos incentivos de regulamentação. Algumas iniciativas como aumento do investimento em energia solar e eólica; a produção de biocombustíveis como o etanol; a produção de hidrogênio verde; a implantação de complexos de energia solar; o Plante (Plano Nacional de Transição Energética) é um plano de ações de longo prazo que visa direcionar esforço para um matriz energética mais sustentável; dentre outros.

A energia solar tem se destacado com ampliação de geração e instalação de usinas solares de grande porte. É uma opção renovável, abundante e segura, pois é reabastecida diariamente, não libera gases prejudiciais, não existe a possibilidade de vazamento de substância perigosas, ou de risco associado à queima. Os painéis solares fotovoltaicos são mais populares, acontece a captura e a conversão da energia solar em eletricidade pelos grandes painéis, placas fotovoltaicas que absorvem a luz, convertendo diretamente em eletricidade.
A energia solar tem potencial de gerar eletricidade em grande escala, sendo promissora e crescente devido aos incentivos para que adotem essa fonte de energia que é confiável, segura, autoprodutiva. Na agricultura energética usa-se os painéis solares integrados ao campo é uma solução promissora, oferecendo benefícios para a geração de energia sustentável e para a produção de alimentos, de forma que a instalação dos painéis pode ser feita sobre os terrenos agrícolas.
A energia eólica também está se destacando por ser uma opção viável que reduz os impactos ambientais, é eficiente e segura. São utilizados grandes geradores com hélices como asas de avião, instaladas em torres de até 150 metros, os aerogeradores. A força do ar impulsiona as hélices que geram o movimento rotativo, transferindo para um gerador, sendo convertido em eletricidade. Assim, é uma energia que não emite poluentes atmosféricos, não gera resíduos.
A eletricidade para a eletrólise pode vir de algumas fontes como solar, eólica, hidráulica, o hidrogênio verde que é produzido por meio de um processo químico, eletrólise, que separa o hidrogênio do oxigênio na água. Ele pode ser utilizado na produção de combustível para veículos, navios e aviação, além de produção de amônia, aço, metanol e fertilizantes. Sendo que o hidrogênio verde não emite carbono durante a produção que é desvantajoso por ter um alto custo de produção.
A biomassa abrange toda matéria de origem animal, vegetal, ou microbiona, a partir da queima de materiais é uma energia ecologicamente consciente para obtenção de eletricidade. Já que faz o aproveitamento de resíduos existentes, diminuindo a quantidade de lixo sobre o Planeta ao mesmo tempo que transforma o calor gerado em energia térmica ou elétrica. E apesar de produzir gases poluentes durante o processo, a mesma compensa essa liberação através da absorção dos próprios vegetais durante o cultivo, sendo considerada uma energia neutra.
A energia maremotriz, gerada a partir do movimento das marés, que é um fenômeno natural e que não esgota o recurso, são construídas usinas que usam turbinas submersas ou barragens para capturar a energia das marés para gerar energia elétrica. Mesmo que apresenta alguns desafios como os altos custos iniciais, a limitação geográfica, a variação na intensidade das marés etc, a energia maremotriz é tem um baixo impacto visual, uma baixa emissão de gases de efeito estufa, sendo energia limpa.

Ademais existe a mini e microgeração de energia que também se destaca na atualidade, uma sustentabilidade gerada de forma local. Essas permitem que pequenas empresas e residências utilizem fontes renováveis como a energia solar, eólica, biomassa, ou pequenos hidrogeradores. Também favorecem fortemente para a emissão de gases de efeito estufa, além de promover uma cultura sustentável.
Sim, o futuro da sustentabilidade é agora, essa busca por utilização das energias sustentáveis já é uma opção real que apoia a transição da matriz energética para alternativas renováveis, para o aproveitamento melhor de todos os recursos existentes no Planeta, suprindo a demanda energética em diversas condições.
A utilização de energias sustentáveis oferece muitos benefícios para a sociedade já que além de beneficiar as indústrias/empresas em diversos aspectos, beneficia o Planeta e todas as questões ambientais que estão em voga, como a redução da emissão de gases do efeito estufa.

Related projects

MINI E MICROGERAÇÃO DE ENERGIA: SUSTENTABILIDADE DESCENTRALIZADA

A sustentabilidade descentralizada oferece uma forma dos consumidores gerarem, de forma local, sua própria energia, sem a dependência exclusiva das grandes usinas de energia centralizada.

Continuar Leitura
MINI E MICROGERAÇÃO DE ENERGIA: SUSTENTABILIDADE DESCENTRALIZADA

AGRICULTURA ENERGÉTICA: PAINÉIS SOLARES INTEGRADOS AO CAMPO

A agricultura energética é uma inovação que combina as práticas agrícolas com geração de energia renovável e que oferece benefícios tanto para a produção de alimentos quanto para a geração de energia sustentável. 

Continuar Leitura
AGRICULTURA ENERGÉTICA: PAINÉIS SOLARES INTEGRADOS AO CAMPO

HIDROGÊNIO VERDE NO BRASIL: O COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Considerada uma solução promissora para a transição de energia e a descarbonização, principalmente para os setores difíceis de eletrificar como transporte pesado

Continuar Leitura
HIDROGÊNIO VERDE NO BRASIL: O COMBUSTÍVEL DO FUTURO

ENERGIA DAS MARÉS: EXPLORANDO O POTENCIAL DOS OCEANOS

A energia das marés é influenciada, principalmente, pela ação gravitacional da lua e do sol sobre a Terra

Continuar Leitura
ENERGIA DAS MARÉS: EXPLORANDO O POTENCIAL DOS OCEANOS

BIOMASSA E BIOENERGIA: ALTERNATIVAS PARA O AGRONEGÓCIO

O agronegócio é um pilar importante para a movimentação da economia de muitos países.

Continuar Leitura
BIOMASSA E BIOENERGIA: ALTERNATIVAS PARA O AGRONEGÓCIO

A EXPANSÃO DA ENERGIA EÓLICA OFFSHORE NO BRASIL

A energia eólica offshore consiste em aproveitar a força do vento em alto mar, devido à sua velocidade ser maior e constante, além de não existir barreiras.

Continuar Leitura
A EXPANSÃO DA ENERGIA EÓLICA OFFSHORE NO BRASIL

ENERGIA SOLAR EM ALTA: TENDÊNCIAS PARA 2025

O Brasil avança no setor energia solar, consolidando o país como um dos líderes globais na adesão dessa fonte de energia renovável.

Continuar Leitura
ENERGIA SOLAR EM ALTA: TENDÊNCIAS PARA 2025