ENERGIA SOLAR EM ALTA:

TENDÊNCIAS PARA 2025

O Brasil avança no setor energia solar, consolidando o país como um dos líderes globais na adesão dessa fonte de energia renovável. E uma projeção bastante otimista para este setor prevê um crescimento de 25% em capacidade, tornando-se uma estratégia tanto para a economia quanto para a sustentabilidade.

Por se tratar de uma das fontes de energia renovável mais promissoras nos últimos anos, essa tendência deve continuar em 2025, e destacamos aqui algumas das principais adaptações que podem otimizar o uso dessa energia como: 

Painéis Solares: os painéis fotovoltaicos são a forma mais comum de captação de energia solar e podem ser instalados em telhados ou terrenos, após uma avaliação da irradiação solar que determina o local mais eficiente para instalação. Dentro desta opção existem os Módulos Bifaciais que são painéis mais avançados que podem captar luz refletida pelo solo, tornando este sistema mais eficiente. 

Inversores Solares: os inversores string e microinversores são usados na conversão da corrente contínua gerada pelos painéis em corrente alternada, forma utilizada pela maioria dos eletrodomésticos. Os microinversores aumentam a eficiência dos painéis em sistemas com sombras, ou orientação inadequada, pois permitem que cada painel tenha uma conversão individual, se tornando uma forma mais vantajosa. 

Sistemas de Armazenamento: estes sistemas permitem o aproveitamento da energia solar à noite ou em dias nublados, e as baterias podem ser adicionadas a este sistema, as baterias de lítio são as mais comuns devido à sua eficiência e durabilidade, embora existam opções mais acessíveis como as baterias de chumbo-ácido. 

Ademais, o crescimento na demanda por soluções sustentáveis é um dos motivos do setor estar em alta e com perspectivas de crescimento em 2025, além dos incentivos fiscais, favorecimento das regulações e inovações que reduzem os custos e tornam essa fonte de energia acessível. Algumas das vantagens são: redução dos custos na conta de luz, redução da emissão de carbono, valorização dos imóveis e independência energética.

Sistemas Híbridos: este sistema permite a integração da energia solar com a rede elétrica convencional, permitindo que, caso a energia solar não seja suficiente, a energia da rede seja utilizada automaticamente. Em alguns países existe um processo conhecido como net metering, que permite a venda da energia energia excedente de volta para a rede elétrica. 

Aquecimento Solar de Água: o coletor solar térmico funciona captando o calor do sol e transferindo para água que circula nas tubulações, ideal para aquecimento de água em indústrias e residências, portanto pode ser uma solução eficiente. 

Automatização e Controle: esses sistemas de monitoramento e controle inteligente permitem o ajuste do uso de energia de acordo com a disponibilidade solar durante o dia e baterias no período noturno de acordo com a demanda da indústria ou residência. 

Tecnologias Complementares: por se tratar de adaptações mais estéticas são ideais para novas construções. Os telhados solares, por possuírem células fotovoltaicas integradas, substituem os painéis solares. Os vidros solares, conhecidos também como vidros fotovoltaicos, são uma inovação interessante para prédios comerciais, pois permitem a produção de energia e sem comprometer a estática. 

Sistemas de Sombreamento: o planejamento do local de instalação tem o objetivo de evitar a interferência na eficiência dos painéis devido à sombra de árvores ou construções. 

As adaptações apresentadas são algumas das principais adaptações que otimizam o uso de energia solar e cada uma atende às necessidades específicas, seja de empresas ou residências. 

Related projects

Gear Manufacturing

Sed ut perspiciatis unde omnis iste nas error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto. Ut enim ad minima veniam, quis nostrum exercitationem ullam…

View details
Gear Manufacturing