INOVAÇÕES NA PERFURAÇÃO

DE POÇOS NO PRÉ-SAL

Tecnologias que aumentam a eficiência e reduzem os custos de extração.

As tecnologias representam um papel fundamental na indústria, com elas os processos se otimizam, melhoram a produtividade e eficiência, os custos de todo o processo reduzem, impulsionam a inovação em todos os setores. Com a sustentabilidade, as tecnologias apresentam diversas soluções para enfrentar os desafios ambientais, reduzindo os impactos no planeta.
As inovações tecnológicas na perfuração de poços no pré-sal estão sendo estimuladas para a perfuração de poço no pré-sal a fim de aumentar a eficiência e reduzir os custos de extração. Elas estão em todo o processo de perfuração dos poços de pré-sal e quando são implementadas de forma integrada, elas podem consideravelmente melhorar a viabilidade econômica da exploração. Citamos algumas das tecnologias de perfuração:
Perfuração direcional avançada que é uma das técnicas que permite acessar reservas de petróleo de grandes profundidades e em ângulos difíceis, reduzindo o número de poços necessários.
Perfuração de alta pressão e alta temperatura são desenvolvidas para suportar essas condições, garantindo a integridade dos poços e a segurança das operações.
Otimização de fluidos de perfuração que é o desenvolvimento de novos fluidos de perfuração, menos nocivos ao meio ambiente, e mais eficientes em ambientes de alta pressão e temperatura.
Uso de biorreatores e biotecnologia que podem incluir a utilização de fluidos de perfuração biodegradáveis e a aplicação de microrganismos para a limpeza de áreas afetadas.

Sistemas de monitoramento em tempo real que auxiliam o acompanhamento em tempo real das operações de perfuração e produção, permitindo ajustes necessários e imediatos.
Uso da Inteligência Artificial para prever falhas, otimizar os parâmetros de perfuração e melhorar a tomada de decisão em tempo real.
Sistema de perfuração automática que automatiza o processo, fazendo com que reduza a necessidade de intervenção humana em condições perigosas.
EOR (Tecnologia de Recuperação Aprimorada) que são métodos como injeção de água, de gás e de produtos químicos que auxiliam no aumento da recuperação de petróleo dos reservatórios.
FPSOs (Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência) e Plataformas flutuantes as quais são projetadas para operar em águas profundas.
Robótica e Drones, fazendo as inspeções subsea e monitorando via aérea.
Simulações computacionais que preveem o comportamento dos reservatórios durante a perfuração, logo permite um planejamento mais eficiente.
Tecnologia de separação e processamento, separando óleo, gás e água do petróleo extraído.
As tecnologias e suas inovações impactam diretamente na perfuração de poços no pré-sal, elas aumentam a eficiência, a segurança durante todo o processo, além de reduzirem os custos significativamente, aumentando a viabilidade econômica.

Related projects

Gear Manufacturing

Sed ut perspiciatis unde omnis iste nas error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto. Ut enim ad minima veniam, quis nostrum exercitationem ullam…

View details
Gear Manufacturing