MINI E MICROGERAÇÃO DE ENERGIA:
SUSTENTABILIDADE DESCENTRALIZADA
A sustentabilidade descentralizada oferece uma forma dos consumidores gerarem, de forma local, sua própria energia, sem a dependência exclusiva das grandes usinas de energia centralizada. Por isso, a mini e microgeração de energia têm ganhado destaque nos últimos anos.
Microgeração de energia se refere à produção de energia elétrica em pequena escala e sua capacidade instalada é de até 75 kW (quilowatts) e, geralmente, é produzida em pequenas empresas e residências por meio de fontes renováveis como energia solar, eólica, biomassa, ou até pequenos hidrogeradores.
Minigeração também é uma geração de energia em pequena escala, também utiliza fontes renováveis, mas sua capacidade instalada está entre 75 kW e 3 MW, portanto é mais voltada para empresas de médio porte e ou comunidades.
As fontes de energia mais comuns são a Solar Fotovoltaica que é a forma mais comum de micro e minigeração de energia, onde os painéis fotovoltaicos são utilizados para a conversão da luz do sol em eletricidade; a Eólica a qual, em áreas com boa incidência de vento, são utilizados pequenos aerogeradores para microgeração de energia; a Biomassa é uma opção crescente, principalmente em áreas rurais, é a conversão de resíduos orgânicos em energia, seja na forma biogás ou biocombustíveis; a Hidráulica de Pequena Escala são pequenas centrais hidrelétricas, ou sistemas hidrelétricos de fio d’água, também para a geração de mini e microgeração.
As vantagens da mini e microgeração de energia se apresentam em diversos aspectos como a sustentabilidade, porque essas soluções contribuem significativamente na redução da emissão de gases de efeito estufa, já que utilizam fontes renováveis e não poluentes.
Outra vantagem importante é que a descentralização de geração de energia possibilita que a produção ocorra mais próxima do consumo, aumentando a eficiência e reduzindo perdas na transmissão e distribuição de energia.
Além das vantagens citadas acima, devemos enfatizar a autossuficiência e a economia, não só no sentido de redução de custos com a conta, mas no sentido da economia local, uma vez que estas adaptações geram uma inovação e isso gera empregos e incentiva o desenvolvimento do local, além de promover a cultura da sustentabilidade.
Apesar dos desafios como investimentos, regulação, espaço e manutenção, a perspectiva da mini e microgeração de energia é que o setor continue a crescer, pois, com o aumento de políticas de incentivo, o desenvolvimento contínuo de novas tecnologias e o aumento da conscientização ambiental colabora para o crescimento da adesão a estes tipos de energia.

Related projects
Gear Manufacturing
Sed ut perspiciatis unde omnis iste nas error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto. Ut enim ad minima veniam, quis nostrum exercitationem ullam…
View details