O FUTURO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
CARROS A COMBUSTÃO, HÍBRIDOS, ELÉTRICOS E MOVIDOS A HIDROGÊNIO
O futuro da indústria automobilística está relacionado diretamente à transição para carros híbridos, elétricos, movidos a hidrogênio. Os carros a combustão ainda são os principais utilizados atualmente, e diante do cenário sustentável exigindo a redução de emissões de gases de efeito estufa, para o uso das energias mais limpas como forma de mudar o contexto a partir dos carros híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio, diminuindo assim os veículos movidos à gasolina e diesel. Alguns países já estabeleceram prazos para a proibição da venda desses veículos, e estão com políticas ambientais rigorosas, e como tendência de queda da popularidade dos mesmos.
A demanda por soluções de mobilidade mais sustentáveis, com as inovações tecnológicas e as mudanças nas regulamentações ambientes trouxe o carros híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio. Logo, o futuro da indústria automobilística implica na transição dos carros a combustão que são os mais populares para os carros híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio. A escolha dentre esses envolve e depende de alguns fatores como infraestrutura, eficiência energética e políticas governamentais.
Os carros híbridos são a combinação de um motor a combustão com um motor elétrico, e de alguma forma eles estão fazendo a ponte entre os carros a combustão e os carros totalmente elétricos. São vantajosos pela melhor eficiência de combustível e menor emissão de gases, comparados aos carros a combustão. De alguma maneira, os carros híbridos oferecem uma solução de mobilidade mais sustentável, eficiente e econômica para a transição energética.
Eles se mostram numa solução mais acessível e prática para os consumidores que ainda não acolheram a completa eletrificação. Ainda tem-se a falta de infraestrutura, principalmente, de carregadores no país; além da venda ainda ser em baixo volume em comparação aos carros a combustão. No Brasil, o mercado de híbridos está crescendo, e sendo uma opção viável e acessível para os consumidores, e o importante ponto de mudança para um tráfego terrestre “verde”.
Os carros elétricos estão ganhando espaço no mercado entre as montadoras, já que evoluímos quanto à tecnologia das baterias, a redução de custos e o aumento da conscientização sobre as questões ambientais. Os incentivos governamentais, subsídios e isenções fiscais, também são uma alavanca para as montadoras que investem em modelos de lançamento para os próximos anos. Com a infraestrutura de carregamento expandindo, eles são uma opção viável para os consumidores, e se tornam mais comuns nas ruas. Existem duas tecnologias usadas como combustível que são a bateria ou a célula de combustível de hidrogênio.
Os carros elétricos a bateria são usadas baterias de íons de lítio para armazenar energia elétrica que alimenta o motor, que são recarregadas assim que necessário, podendo ser um custo menor por quilômetro percorrido em comparação aos carros a combustão. Mesmo que sua autonomia ainda seja limitada. Os carros elétricos são uma tendência que se torna mais popular, pois tem uma boa eficiência energética, um baixo impacto ambiental e uma menor necessidade de manutenção.
Os carros movidos a hidrogênio usam hidrogênio armazenado em tanques para gerar eletricidade por meio de uma célula de combustível, que alimenta um motor elétrico. Os custos ainda são altos por causa da célula de combustível, porém é um nicho de mercado que pode crescer a qualquer momento. Eles são uma ótima alternativa para longas distâncias, maior autonomia, e abastecimentos rápidos, semelhantes aos carros a gasolina em poucos minutos. Assim, é uma opção importante para o transporte pesado, ajudando no processo de descarbonização. Entretanto, ainda requer um alto investimento para produção de hidrogênio ser de forma limpa por meio da eletrólise da água que é uma fonte renovável, e da infraestrutura necessária para o abastecimento que ainda é limitada e de alto custo para ser desenvolvida.
O futuro da indústria automobilística é uma combinação das tecnologias que permitirá a transição para a mobilidade sustentável. Diante das novas demandas de mercado e das regulamentações ambientais, a indústria automobilística necessita de adaptar-se às exigências. A partir da combinação entre sustentabilidade e redução da emissão de gases do efeito estufa faz o uso dos diferentes tipos de carros uma maneira de construir uma frota de veículos menos poluentes, entendendo que a expansão da infraestrutura de abastecimento é fundamental.
Pois, sabe-se que o setor automobilístico foi uma das indústrias que mais revolucionaram a história da humanidade, transpondo fronteiras, fomentando a integração e processos de circulação, desempenhando um papel importante na economia global. Porém, é uma das indústrias mais poluentes do planeta com a emissão de gases do efeito estufa, assim o futuro está diretamente ligado à inovação tecnológica, a sustentabilidade e as novas formas de mobilidade, a fim de efetivar a transição energética e diminuir os efeitos do aquecimento global, logo contribuir com a descarbonização do transporte.

Related projects
Gear Manufacturing
Sed ut perspiciatis unde omnis iste nas error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto. Ut enim ad minima veniam, quis nostrum exercitationem ullam…
View details